Há quem conheça o EAD somente através da internet mas diferente disto, conforme já postado neste blog, o EAD iniciou há muito tempo através de metodologias bem simples, como correspondência tradicional, por exemplo.
As vantagens do EAD são inúmeras como acessibilidade, custo, administração do tempo, oferta de grande variedade de cursos etc. No entanto, não devemos esquecer que os docentes deverão estar preparados para esta nova ferramenta pois além de ser autorizado pelo MEC a utilização de até 20% da carga horária dos cursos, através de EAD, devem atualizar-se pois é a metodologia do futuro.
Acredito que gradativamente alguns cursos deixarão de existirem presencialmente ficando apenas como EAD. Cursos mais complexos como área da saúde e outros que exigem cálculos complexos e utilização de laboratórios com certeza demorarão mais ou até mesmo não virão a ser oferecidos a distância, mas com certeza, algumas de suas disciplinas poderão vir a ser oferecidas.
Educadores que não se integrarem a esta nova metodologia estarão correndo um grande risco de terem suas atividades limitadas ou até mesmo desvalorizadas. O ensino jamais será substituído, mas as metodologias e ferramentas serão adaptadas às novas realidades do mercado e isto inclui entrar na sistemática diferenciada do EAD. Uma excelente estratégia para os docentes mais resistentes é unir suas habilidades e conhecimentos convencionais com as inovações do EAD e desenvolver uma metodologia envolvente e com conteúdo altamente diferenciado e prático.
Como tenho 2 aulas on line na faculdade, (Curso o 2° semestre de Rh, na Anhanguera) pude perceber, que não é tão fácil quanto parece.Muito pela má administração do meu tempo, pois muitas vezes pensamos que por ser ensino a distancia, a uma certa "facilidade", o que acabei aprendendo na pratica, que não é bem assim.
ResponderExcluirA dedicação deveria ser a mesma!!!
Ainda prefiro o método de aulas presenciais, porem não descarto a ideia de fazer uma pós graduação por exemplo a distancia!!!